sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ensinar as operações na planilha eletrônica.




Disciplina Curricular: Matemática
Conteúdo: Adição e subtração
Programa: Planilha eletrônica
Objetivo: Mostrar de uma maneira lúdica os conceitos de adição e subtração. Na informática: utilizar a ferramenta de pintar o plano de fundo.
Desenvolvimento: O aluno preenchia as células na cor escolhida por ele (na adição uma só cor e na subtração duas cores). Na adição, pintava a quantidade de cada parcela, uma seguida a outra e o resultado era a quantidade de células pintadas. Na subtração, pintava a primeira total e depois, por cima, pintava a quantidade da segunda. O resultado era a sobra da primeira.



Disciplina Curricular: Matemática
Conteúdo: Adição, subtração e multiplicação
Programa: Planilha eletrônica
Objetivo: Mostrar de uma maneira lúdica os conceitos de adição, subtração e multiplicação. Na informática: utilizar a ferramenta de pintar o plano de fundo.
Desenvolvimento: O aluno preenchia as células na cor escolhida por ele (na adição uma só cor e na subtração duas cores). Na adição, pintava a quantidade de cada parcela, uma seguida a outra e o resultado era a quantidade de células pintadas. Na subtração, pintava a primeira total e depois, por cima, pintava a quantidade da segunda. O resultado era a sobra da primeira. Na multiplicação pintava a quantidade de colunas (1º fator) e a quantidade de linhas (2º fator). O resultado era o total de células pintadas.