domingo, 29 de agosto de 2010

Desafios


Retirados do blog:http://matematicabrincando.blogspot.com/search?updated-max=2009-09-01T17%3A02%3A00-07%3A00&max-results=7


1- Navios no Porto
Encontre a nacionalidade, origem, bandeira, destino e horário de partida de cada um dos 5 navios.

2- Descubra o lugar certo de cada um...

3- Vamos ver se você está craque em lógica matemática.
Desvende esse mistério....


4- Lá adiante vem 2 esquimós: esquimó grande e esquimó pequeno. Esquimó pequeno é filho de esquimó grande, mas esquimó grande não é pai de esquimó pequeno.
Como assim?


5 - Sequência

Determine o próximo número da seqüência:
5, 11, 19, 29, 41, ...

Aprenda Matemática Brincando


Apaixonada por matemática, a professora Jóice Boff dos Santos, de Três Cachoeiras, no litoral norte do Rio Grande do Sul, não consegue aceitar que os alunos tenham dificuldade de entender e gostar da matéria. Para atrair o interesse dos alunos, ela criou o blog Aprenda Matemática.

“Se eles gostarem da matemática, vão aprender e se interessar, buscando sempre mais”, diz a professora, que dá aulas a 86 alunos do sexto e do sétimo anos (quinta e sexta séries) da Escola Maria Angelina Maggi, da rede estadual. Professora concursada, com licenciatura plena em matemática e física, Jóice conta que teve a idéia do blog ao concluir o curso de introdução à educação digital, promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação

Aprenda a gostar de Matemática


Profissionais apontam os principais erros que cometemos com a matéria e dão dicas de como virar fã nº1 dos números

Não é novidade para ninguém que oito entre dez pessoas, pelo menos, se declaram inimigas mortais da Matemática. E a culpa é sempre do professor, da escola, dos livros ou simplesmente não gostam e pronto. E se contássemos o “segredo” que acabaria de vez com todos os “terríveis” problemas com cálculos? Pois bem, por incrível que pareça, a chave principal é: Você.

Devemos partir do princípio de que ninguém é inferior a ninguém. O que acontece é que cada um apresenta o seu ritmo de aprendizado e pessoas que aparentemente não tem tanta facilidade com os números, sentem-se pressionadas a estudar “conteúdos complexos”, passando então a adquirir o terrível sentimento de aversão ao estudo.
No sistema de aula coletiva isso é muito comum, pois não há um acompanhamento individual para desenvolver cada aluno. É aí que seu potencial e determinação começam a inverter o jogo.

Se você já não está mais na fase escolar, não se preocupe. Nunca é tarde demais para ultrapassar seus limites e manter-se eternamente um estudante. Agora, atenção aos pais que já notam esta dificuldade em seu filho – Quanto mais cedo começar a estudar, e de maneira correta, melhores serão os resultados.


Conhecido como um Método Japonês de Matemática que auxilia pessoas que têm dificuldades e aprimora aqueles que querem se desenvolver ainda mais, o Kumon é um excelente aliado nesta “familiarização” com os números. Mas não para por aí, os benefícios que a Matemática pode proporcionar as pessoas são muitos.

Saiba mais em:
http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=36&sub=156&idtexto=8896&keys=Aprenda+a+gostar+de+Matematica

e: www.kumon.com.br

Analfabetos em números

Por que a matemática continua sendo o ponto fraco da educação brasileira e as idéias dos especialistas para que nossas crianças se apaixonem por ela.

Na extensa lista de mazelas da educação brasileira, uma em particular vem tirando o sono dos especialistas: o déficit no aprendizado da matemática. No principal exame internacional de avaliação de estudantes, o Pisa, sigla para Programme for International Student Assessment, o Brasil ficou na lanterna no ensino de matemática, entre 41 países participantes, no teste realizado em 2003, e em 54o lugar, entre 57 países, em 2006. A prova avalia estudantes com 15 anos. Estudos com alunos brasileiros em outras etapas da vida escolar confirmam essa tendência. O último teste aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostrou que 80% dos alunos de 4a série, 87% dos de 8a série e 87,3% dos de 3a série do ensino médio não atingiram a pontuação mínima adequada. Ou seja, na média, um aluno da 8a série no Brasil não consegue analisar gráficos de colunas, acha difícil lidar com conversão de medidas e não tem a menor idéia de como efetuar cálculos de juros. Pelos padrões internacionais, já deveriam saber tudo isso.



Texto
Paulo de Camargo

Leia mais sobre o texto em:

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/analfabetos-numeros-421833.shtml

sábado, 14 de agosto de 2010

Regras da Divisibilidade Matemática



Para facilitar na divisão exata de números, temos algumas dicas:

-Números divisíveis por 2: todos os números pares (aqueles terminados em 0 , 2 , 4 , 6 ou 8)
- Números divisíveis por 3: números em que a soma dos algarismos seja divisível por 3 (ex: 144 = 1+4+4 = 9)
- Números divisíveis por 4: números em que os últimos dois algarismos sejam divisíveis por 4 (ex: 512)
- Números divisíveis por 5: números terminados em 0 ou 5
- Números divisíveis por 6: todos os números divisíveis por 2 e 3 ao mesmo tempo (ex: 144)
- Números divisíveis por 8: números em que os três últimos algarismos sejam “0″ ou dividam por 8 (ex: 32423112: 112 é divisível por 8)
- Números divisíveis por 9: números em que a soma dos algarismos seja divisível por 9 (ex: 3744 = 3+7+4+4 = 18 , divisivel por 9)
- Números divisíveis por 10: números terminados em 0.

Fonte:http://www.infoescola.com/matematica/regras-da-divisibilidade-matematica/

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Divisão



Pesquisando na net, encontrei conteúdos interessantes referente a operação de divisão.


Cliquem no endereço abaixo e confiram.


http://educacao.uol.com.br/matematica/ult1692u23.jhtm

O endereço abaixo, contém um vídeo .

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-divisao-1-3a-serie-429423.shtml