sábado, 18 de outubro de 2008

Mais dicas:


Multiplicar por 4
Este é tão simples que parece óbvio. Mas para muitos não é. Consiste em multiplicar por 2 e multiplicar por 2 novamente.
66 x 4 = (66 x 2) x 2
132 x 2 = 264


Multiplicação difícil
Se tem números grandes para multiplicar, e um deles é par, simplesmente divida por 2 o lado par e multiplique por 2 o lado ímpar (ou o lado maior).
64 x 125, é o mesmo que:32 x 250, que é o mesmo que:16 x 500, que é o mesmo que:8 x 1000 = 8000


Dividindo por 5
Dividir um número grande por 5 é, na realidade, muito simples. Tudo o que precisa de fazer é multiplicar por 2 e então mover a casa decimal. Vamos exemplificar com o número 3250.
3250 / 5 = 3250 x 2 e mover a casa decimal um dígito para a esquerda
6500 = 650,0
650
Ou então:
41 / 5 = 41 x 2 e mover a casa decimal um dígito para a esquerda
82 = 8,2

Diversas regras de multiplicação
1. Multiplicar por 5: Multiplicar por 10 e dividir por 2.

2. Multiplicar por 6: Algumas vezes multiplicar por 3 e então 2 é fácil.

3. Multiplicar por 9: Multiplicar por 10 e subtrair o número original.

4. Multiplicar por 12: Multiplicar por 10 e somar o dobro do número original.

5. Multiplicar por 13: Multiplicar por 3 e somar 10 vezes o número original.

6. Multiplicar por 14: Multiplicar por 7 e então multiplicar por 2.

7. Multiplicar por 15: Multiplicar por 10 e somar 5 vezes o número original.

8. Multiplicar por 16: Pode-se multiplicar quatro vezes por 2. Ou multiplicar por 8 e depois por 2.

9. Multiplicar por 17: Multiplicar por 7 e somar 10 vezes número original.

10. Multiplicar por 18: Multiplicar por 20 e subtrair o dobro do número original.

11. Multiplicar por 19: Multiplicar por 20 e subtrair o número original.

12. Multiplicar por 24: Multiplicar por 8 e então multiplicar por 3.

13. Multiplicar por 27: Multiplicar por 30 e subtrair 3 vezes o número original.

14. Multiplicar por 45: Multiplicar por 50 e subtrair 5 vezes o número original.

15. Multiplicar por 90: Multiplicar por 9 e colocar zero à direita.

16. Multiplicar por 98: Multiplicar por 100 e subtrair duas vezes o número original.

17. Multiplicar por 99: Multiplicar por 100 e subtrair o número original.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Truques que ajudam nas contas!!!!!









1- Multiplicar por 11
Todos sabemos multiplicar por 10 (apenas devemos colocar um zero no final), mas e multiplicar por 11? Vamos lá ver qual o truque:
Escolher um número de dois dígitos e imagine um espaço em branco entre eles. Neste exemplo iremos usar 72:
7_2
Agora coloque o resultado da soma dos mesmos dois números no espaço em branco:
7_(7+2)_2
Fácil não é? Assim chega-se ao resultado: 792
Caso a soma central gere um número com dois dígitos é necessário pegar no primeiro dígito desta soma e somar com o primeiro dígito do número original. Vamos utilizar o número 93:
9_3
9_(9+3)_3
9_(12)_3
(9+1)_2_3
1023 - Nunca falha!

2. Elevar rapidamente ao quadrado número terminado em 5

Se precisar do quadrado de qualquer número com dois dígitos que termine em 5 pode utilizar este truque simples. Multiplique o primeiro dígito por si mesmo + 1 e coloque 25 no final. Só isso. Vamos experimentar com 35 ao quadrado (35^2)
35^2 = (3x(3+1) e 25
=9+3 e 25
1225

3. Multiplicando por 5

Memorizar a tabuada do 5 é muito simples, mas quando precisamos operar com dígitos maiores isso fica bem mais complexo, ou não? Este truque é bastante simples. Arranjar qualquer número e dividir por 2 (em outras palavras, a metade). Se o resultado for um inteiro coloque 0 ao final; se não, apague a vírgula (colocando o 5 no final). Também nunca falha. Vamos começar com 3.024:
3024 x 5 = (3024/2) e 0 ou 5
3024/2 = 1512 e 0
15120
Vamos tentar mais um (63):
63 x 5 = (63/2) e 0 ou 5
31,5 (ignore a vírgula deixando apenas o 5 que já está ao final)
315

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Investigação

Hoje, é fundamental que levemos os nossos alunos ao processo de investigação.
Uma atividade boa para tal, é o preenchimento de uma tabela com uma das operações e, depois de preenchida indagar sobre as "propriedades", como por exemplo: na tabela de adição, fazer o aluno descobrir que o zero não acrescenta em nada e, também que 5 + 3 = 3 + 5.
Na tabela de multiplicação podemos explorar que um número par multiplicado por qualquer número o resultado é par. E muitas outras investigações.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Decoreba

A dificuldade em aprender tabuada não se limita ao ambiente escolar, mas é refletida também no nosso cotidiano. Ao longo do tempo, a “decoreba” foi o método indicado para o seu estudo, uma conseqüência da falta de questionamento, utilizando-se de argumentos que variam desde o simples não há outro jeito às justificativas baseadas no papel da memória na vida humana.